Thursday, November 09, 2006

PSD/Lourinhã critica PS local pela falta de verbas no PIDDAC

Notícia RCL:

O Partido Social-democrata da Lourinhã critica a Câmara Municipal, de maioria socialista, de não ter capacidade de influência junto do Governo da mesma cor política, reagindo assim ao investimento nulo para o concelho no PIDDAC- Plano de Investimentos e Despesas da Administração Central.

A Lourinhã é o único concelho da Região Oeste e do distrito de Lisboa que não irá ser beneficiado com as verbas desta rubrica do Orçamento de Estado para 2007.

O único investimento previsto diz respeito à beneficiação da Estrada Nacional 361: são cerca de 140 mil euros, que serão repartidos entre a Lourinhã e Bombarral, os dois concelhos atravessados por esta via rodoviária.

Raúl Leitão, vereador pela Coligação PSD/PP não poupa críticas à governação socialista na câmara lourinhanense.

O responsável, que é actualmente o presidente em funções da comissão política concelhia do PSD, recorda que os cortes orçamentais não justificam a discriminação do Governo em relação ao concelho.

O PSD da Lourinhã pretende conhecer os motivos que levaram a este corte drástico no investimento do PIDDAC para 2007 e vai interrogar o executivo em próximas sessões de Câmara e prepara-se para questionar o Governo, através dos deputados eleitos por esta região na Assembleia da República.

Monday, November 06, 2006

Utentes queixam-se à CM do mau funcionamento do SAP

Notícia RCL:

Os utentes do Centro de Saúde da Lourinhã estão descontentes com o actual atendimento no Serviço de Atendimento Permanente, que passou a estar encerrado à noite desde o dia 13. Um dos casos foi relatado por escrito à RCL: Bruno Marques dirigiu-se numa das últimas noites ao SAP da Lourinhã e às 9 e 40 da noite já não foi atendido pelo médico de serviço, quando o SAP encerra apesar às 10.

O utente acabou por registar a reclamação no livro amarelo.

Várias queixas chegaram já à Câmara Municipal, motivo que levou o presidente desta autarquia a manifestar-se contra esta situação.

O autarca, que está contra o encerramento à noite do SAP, sem aviso prévio à população, não aceita a forma como o serviço está a funcionar.

O edil considera que o SAP não está a prestar um serviço de qualidade aos utentes e por isso mesmo continua sem compreender a medida tomada pela direcção do centro de saúde, já que não foi acompanhada pela devida melhoria dos cuidados primários nesta unidade.

José Manuel Custódio solicitou uma reunião imediata com a directora do centro Natália Reis, bem como com a Sub-região de Saúde de Lisboa e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, mas até ao momento sem êxito.

A Associação de Freguesias do Concelho deu um ultimato até segunda-feira à direcção do centro de saúde para que o SAP volte a reabrir durante a noite.

Se não for acautelada a posição das freguesias e também da câmara municipal, autarcas e população em geral podem vir para a rua manifestar-se contra o encerramento do SAP.

Friday, November 03, 2006

Deputado questiona Governo sobre fecho do SAP

No seguimento também de uma exposição que a Comissão Política do PSD da Lourinhã enviou a todas as bancadas parlamentares, eis a resposta de Duarte Pacheco, deputado oestino do PSD no círculo de Lisboa:

Notícia RCL:


Duarte Pacheco acaba de entregar na Assembleia da República um requerimento a pedir explicações ao Governo sobre o encerramento nocturno do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde da Lourinhã. Há cerca de 15 dias o SAP passou a estar fechado à noite: segundo a direcção do Centro de Saúde, a mudança provisória deve-se à baixa médica de um dos clínicos que assegura o serviço.

O deputado do PSD, eleito pelo Oeste no Círculo de Lisboa, não compreende os motivos que conduziram ao fecho do serviço sem aviso prévio às populações e adiantou à RCL as questões que pretende ver respondidas pelo gabinete do Ministro da Saúde.

O encerramento nocturno do SAP faz com que os utentes sejam reencaminhados para as urgências do Hospital Distrital de Torres Vedras e por isso Duarte Pacheco questiona o Governo sobre a capacidade de resposta deste centro hospitalar. O deputado mostrou-se preocupado com o atendimento dos utentes em macas nos corredores e com o elevado tempo de espera.

Recorde-se que o deputado social-democrata visitou há cerca de ano e meio os centros de saúde da Lourinhã e Cadaval, bem como o Hospital de Torres Vedras.

Face ao que presenciou, Duarte Pacheco recorda que este centro hospitalar está em situação de ruptura.