Friday, December 28, 2007

Oposição na dianteira pela defesa da Saúde no Concelho

Assembleia Municipal discute saúde a 11 de Janeiro

A Assembleia Municipal da Lourinhã vai reunir-se a 11 de Janeiro numa sessão extraordinária dedicada aos problemas de saúde no concelho. A reunião foi requerida pela bancada do PSD/CDS-PP, com o intuito de analisar exclusivamente o impacto do encerramento do SAP (Serviço de Atendimento Permanente) do Centro de Saúde da Lourinhã.

Carlos Segadães, presidente da comissão política social-democrata lourinhanense, avançou à RCL as razões desta iniciativa.Para os sociais-democratas, é insustentável o encerramento do SAP, porque as consequências para a população são muito negativas.Em relação à realização da manifestação convocada pela Associação de Freguesias do concelho para sexta-feira, dia 28, o PSD apoia a iniciativa e promete estar presente.

Notícia RCL

Oposição na defesa da CVR

Assembleia Municipal aprova proposta para manter CVR da Lourinhã
A Assembleia Municipal aprovou por maioria com uma abstenção uma proposta apresentada pela bancada do PSD/CDS-PP que demonstra o interesse dos deputados municipais em manter a Comissão Vitivinícola Regional da Lourinhã, responsável pelo processo de certificação de uma das três regiões demarcadas de aguardentes da Europa.

A proposta vai ser enviada ao Ministério da Agricultura, mais concretamente ao Instituto da Vinha e do Vinho, o organismo que está responsável pela reestruturação que está em curso para o sector.Carlos Segadães, deputado pelo PSD e porta-voz da proposta, considera que há fortes argumentos para a CVR da Lourinhã continuar a existir, face à especificidade da aguardente.O presidente da Câmara, José Manuel Custódio, avançou que tem havido contactos com responsáveis do Ministério da Agricultura e que tem sido difícil demovê-los.

O autarca recebeu a garantia de que a Região Demarcada de aguardentes e a sua certificação estão asseguradas através da nova CVR de Lisboa, já constituída.Salvaguardadas que estão estas questões, o Ministério da Agricultura alega que a CVR da lourinhã não deve existir por não ter expressão à escala regional.

Notícia RCL